Projeto leva banheiro móvel a moradores de rua no Recife

1.744

Publicada 25 de Novembro, 2016 às 09:12

Compartilhar:

Um projeto construído a partir de financiamento coletivo está levando banheiros móveis para higiene básica de moradores de rua no Recife (PE) desde setembro. Semanalmente, o grupo de voluntários Recife do Bem estaciona um reboque equipado com estrutura para oferecer a essas pessoas a possibilidade de tomar banho quente, muitas vezes o único da semana com uso de itens de limpeza. A ação conta ainda com corte de cabelo e barba, roupas limpas e lanche.

Os desabrigados recebem um kit de banho, que inclui toalha, xampu, condicionador, sabonete, creme dental e escova, tudo proveniente de doação. Passam em média cinco minutos na cabine do chuveiro e dizem sair revigorados.

"A gente na rua é difícil tomar banho. Aqui, com chuveiro, a gente sai muito diferente. A sensação é muito boa, é ótimo pra quem gosta", brinca Javre Leôncio, 36 anos, que estava havia três dias sem banho antes da ducha da última segunda-feira (21). Ao fim do banho, são perfumados, ganham abraços e conversam com os voluntários.

O equipamento conta com dois chuveiros, piso com tapete emborrachado, aquecedor a gás, gerador de energia, pressurizador de água e pia externa para higiene bucal. Um carro com caçamba leva a caixa d'água que tem capacidade de 1000 litros. Outro veículo com engate é necessário para transportar o reboque.

O trabalho social do Recife do Bem teve início com a distribuição de lanches aos moradores de rua e evolui à medida que o grupo identifica outras necessidades. "Nós focamos em criar o vínculo com as pessoas e conhecer as reais necessidades delas. No início, conseguimos arrecadar o dinheiro para montar a estrutura do banho e agora estamos com uma nova campanha, que é para custear o tratamento de alguns deles, dependentes químicos", explica a advogada Eduarda Branco, uma das voluntárias. A intenção é que os desabrigados tenham acompanhamento até que se insiram no mercado de trabalho e deixem as ruas.

O Banho do Bem estaciona sempre às segundas-feiras à noite na Avenida Dantas Barreto, uma das principais vias do Centro do Recife e endereço já conhecido por concentrar pessoas que moram nas ruas. A iniciativa na capital pernambucana reproduz o projeto Banho Solidário, idealizado pelo empresário Cláudio Lacerda em Vitória da Conquista, na Bahia, e compartilhado com o Recife do Bem.

Cenário

O último levantamento feito no Recife mapeou 1,3 mil pessoas em situação de rua em 2005. Uma pesquisa atual da Prefeitura do Recife está em curso e deve ficar pronta em dezembro, mas a estimativa do órgão é que atualmente 970 pessoas continuem nessas condições. A capital pernambucana não possui albergue noturno. No entanto, a Prefeitura informou que está estudando a melhor forma para a implantação do serviço. No Recife, nove abrigos são destinados à população em situação de rua.

Fonte: Uol

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo