Itaipu, PTI e Reino Unido: Chevening oferece bolsas de estudo na Europa

Podem participar profissionais graduados em temas relacionados a energia e mobilidade sustentável. As inscrições vão até 8 de novembro

1.254

Publicada 04 de Novembro, 2016 às 09:02

Compartilhar:

Uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Programa Britânico de Bolsas de Estudos Chevening garante oportunidade para que profissionais brasileiros, com graduação em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável possam se candidatar a uma bolsa de estudos no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Serão oferecidas duas bolsas PTI-Chevening por ano, nos próximos três anos, a contar de 2016-2017. O benefício é mais um resultado do memorando de entendimento entre a Itaipu Binacional e a Embaixada Britânica no Brasil, firmado em 30 de novembro de 2015, para cooperação no intercâmbio de boas práticas de sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias amigas do clima. O embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, afirma que a parceria entre o PTI e a Chevening "abre para profissionais brasileiros a porta de algumas das melhores universidades do mundo, no Reino Unido, permitindo que tragam de volta ao Brasil novos métodos, ideias e conhecimento, para apoiar a parceria entre os dois países nas áreas de energia limpa e renovável, inovação e mobilidade sustentável".

Parcerias

Desde novembro de 2015, as equipes do PTI e da Itaipu participam de ações na área de energia promovidas pela embaixada. Conferências e workshops para troca de experiências permitiram aos brasileiros acesso aos mais modernos modelos utilizados pelo Reino Unido na área de armazenamento de energia e mobilidade sustentável. Está em vigor, também, a missão de armazenamento de energia Brasil-Reino Unido, que inclui Itaipu e PTI, além de diversos órgãos e empresas da área de energia dos dois países.

Em março deste ano, Itaipu recebeu a visita do cientista Sir David King, uma das maiores autoridades do mundo em mudanças climáticas. Ele veio a convite da diretora financeira executiva, Margaret Groff, uma das responsáveis pela parceria entre Itaipu e a Embaixada Britânica.

Com essa interação mais constante com as empresas do Reino Unido, segundo Groff, "estamos elevando o conhecimento das equipes técnicas do PTI". A parceria das bolsas de estudo é exemplo disso. "Elas trarão técnicas e métodos de gestão inovadores, para o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil. Isso é relevante porque, para crescer com sustentabilidade, precisamos dominar a tecnologia. E é justamente por isto que Itaipu mantém o PTI."

Para o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, "esta parceria se torna interessante por vários aspectos. Primeiro, porque os estudantes ficarão um ano no Reino Unido e, ao retornar, aproveitarão o conhecimento para promover transformações no nosso País. Além disso, a possibilidade de jovens estudantes terem uma experiência internacional em universidades de alto padrão é fantástica, ainda mais em temáticas que são de interesse do Brasil". Segundo ele, o projeto tem pleno alinhamento com um dos objetivos estratégicos da Fundação PTI, que é a formação de pessoas em nível de pós-graduação.

Caroline MacDonald, responsável pelo Chevening no Brasil, diz que o Chevening acredita no potencial do profissional brasileiro. "Estamos muito felizes com a possibilidade de levar mais talentos ao Reino Unido, especialmente na área de energia e mobilidade sustentável. Sem dúvida nenhuma, o Brasil é um dos grandes focos do programa e essa parceria vem fortalecer os laços que unem Reino Unido e Itaipu."

Como candidatar-se a uma bolsa de estudos

A inscrição para a bolsa de estudos é feita online, no site do Chevening, até 8 de novembro. Dentre os requisitos, estão graduações em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável. Além disso, é necessário que o candidato seja fluente em inglês e tenha no mínimo dois anos de experiência profissional nas áreas citadas. Outras informações sobre as bolsas de estudo PTI-Chevening estão disponíveis no site: www.chevening.org/brazil

Itaipu e PTI

A Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial "gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai". A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como "a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional".

O Parque Tecnológico Itaipu é uma das iniciativas que fazem com que a Itaipu cumpra sua missão. Por meio da sinergia entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino, há uma conexão entre educação, pesquisa, tecnologia, inovação e negócios. Dentre os temas de interesse do PTI e da Itaipu estão as energias renováveis.

No PTI são desenvolvidas pesquisas nas áreas de armazenamento, microgeração e distribuição de energia por meio de pesquisa com biogás; com o programa de baterias níquel sódio e a planta de hidrogênio, como alternativas híbridas e mecanismos de armazenamento de energia solar, eólica, biomassa, entre outras; com laboratórios de simulação de sistemas elétricos e ainda com o Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente, com ações que vão desde a pesquisa e o desenvolvimento, passando pela experimentação de soluções tecnológicas e modelos de negócios para a industrialização de novas soluções da mobilidade em beneficio das pessoas.

Sobre o Chevening

Chevening Scholarship é um programa de bolsas globais do governo britânico, financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras. O programa traz estudantes do mundo todo, que têm potencial para se tornarem líderes e formadores de opinião, para estudar os cursos de pós-graduação no Reino Unido. Estudantes que já passaram pelo Chevening voltaram a seus países de origem para ocupar cargos influentes no governo, órgãos de gestão e da indústria.

No Brasil, o Chevening é reconhecido como um dos melhores programas de bolsas de estudo. Em 2016, 83 estudantes do Brasil foram premiados com bolsas de estudo, e parcerias como a bolsa de estudos Chevening/PTI fazem uma enorme diferença para o impacto e alcance do programa.

Atualmente, existem mais de 1.400 alunos Chevening no Brasil que trabalham no setor público e privado, governos locais e nacionais e ONGs internacionais, bem como na educação. Esta rede de ex-alunos desempenha um papel importante em ajudar o Reino Unido a atingir os seus objetivos e ter uma melhor compreensão do Brasil.

Fonte: Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano