Tire suas dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil

1.388

Publicada 31 de Outubro, 2016 às 10:27

Compartilhar:
O Brasil deu início ao processo de desligamento no sinal analógico de televisão no Brasil. Após realizar testes em Rio Verde (GO) no início de 2016, Brasília e nove cidades goianas próximas à capital federal passam pelas mudanças de sinal até 11 de novembro ? em março do ano que vem, São Paulo também deve passar pela mudança. Confira abaixo as respostas às perguntas mais comuns sobre o assunto:

Por que o sinal analógico está sendo desligado no Brasil?

A melhor qualidade do sinal digital é um dos motivos para explicar o processo. Além disso, vários canais de televisão analógicos ocupam frequências na faixa 700 MHz, que será utilizada para outra finalidade. O desligamento do sinal analógico destes canais e o remanejamento dos digitais para outra faixa, vai permitir que operadoras de celular usem essas frequências para melhorar o serviço de 4G oferecido no território nacional. Essa liberação aconteceu através de leilão promovido pela Anatel no final de 2014, onde as empresas interessadas compraram o direito de explorar as frequências. De qualquer forma, essas mudanças só poderão acontecer depois que todo o país passar pela digitalização do sinal de TV, no final de 2018. 

Quando vão desligar o sinal analógico na minha cidade?

A cidade de Rio Verde (GO), foi a primeira a ter seu sinal totalmente convertido para digital, em caráter de teste, no início de 2016. Em Brasília, o processo começou nesta semana e vai até 17 de novembro. São Paulo será a próxima capital a passar pela migração, que está planejada para em março do ano que vem. Durante o ano de 2017, outras grandes capitais brasileiras devem passar pelo processo: Goiânia em maio; Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador em julho; Vitória e Rio de Janeiro em outubro. Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre esperarão até janeiro de 2018.

O que muda com o sinal digital?

A principal mudança é a qualidade da imagem, que diferentemente do sinal analógico, passa a ter alta definição. O salto é de 704 x 480 linhas de pixels para 1.920 x 1.080 linhas de pixels na resolução das imagens. Na prática, as imagens ficarão mais nítidas para os espectadores, o que aumenta a quantidade de detalhes percebidos.

Como descubro se meu sinal ainda é analógico?

As emissoras exibirão, durante sua programação, um símbolo que indique o uso do sinal analógico. A Rede Globo, por exemplo, utiliza uma letra "A" para alertar seus telespectadores. Se sua televisão já for digital, mas a antena for analógica, a imagem ficará borrada.

Como saber se minha TV é compatível com o sinal digital?

Todos os televisores de ao menos 26 polegadas fabricados a partir de 2011 têm, segundo norma do governo, conversor digital integrado. Além disso, outra forma de checar é a presença da indicação "DTV" no aparelho.

Como faço para ter acesso ao sinal digital?

Para se adequar ao sinal digital, são necessárias uma antena e uma televisão que recebam esse tipo de transmissão. Caso o modelo do televisor seja incompatível, é possível comprar um conversor.

Quem pode ganhar um conversor de graça?

Beneficiários inscritos no Bolsa Família e no Cadastro Único do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário têm direito a receber conversores. Quem se enquadrar nesses critérios e morar em cidades como Brasília, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, pode ligar no número de telefone 147 e agendar a retirada do kit. Outras cidades ainda não estão fazendo o agendamento.

Quais sinais indicam que a transmissão analógica está sendo desligada na minha cidade?

As emissoras geradoras, que geram conteúdo para todo o País, vão exibir um aviso fixo informando que o sinal analógico foi desligado, mas que o conteúdo está disponível na transmissão digital. Os canais de retransmissoras ficarão simplesmente pretos, sem conteúdo nem aviso em exibição.

Fonte: Link Estadão 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo