Acime reúne associados no 3º Café do Empresário

1.578

Publicada 28 de Outubro, 2016 às 16:47

Compartilhar:

O 3º Café do Empresário aconteceu nessa sexta-feira (28) na Acime. Durante o café da manhã oferecido pelo SICOOB, os associados tiveram a oportunidade de trocar seus cartões de visitas, realizar sorteio de brindes, ampliar e melhorar o networking, e assistir a mini-palestra sobre o modelo de desenvolvimento do País Basco ? Espanha, apresentada pelo consultor, empresário, e também diretor de Eventos da ACIC ? Associação Comercial de Cascavel e vice-presidente de Comunicação da FACIAP - Federação das Associações Comerciais do Paraná, Carlos Guedes.

Carlos Guedes compartilhou com os associados, todo o conhecimento e visão que adquiriu durante as duas missões que realizou ao País Basco, região localizada ao norte da Espanha. "Tive a oportunidade de estar lá duas vezes, a primeira vez em 2013, em uma missão coordenada pela Caciopar e em junho de 2016, representando a ACIC, integrou a comitiva de empresários e líderes em missão coordenada por um argentino, que está organizando uma interação tríplice fronteira do Mercosul - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul com o Paraguai e Argentina", comentou.

De acordo com o empresário, a missão que realizaram em junho, durou apenas quatro dias.  "Apesar de termos ficado poucos dias conseguimos ter uma boa visão sobre a inovação, tecnologia e desenvolvimento do local. Visitamos empresas e cooperativas para conhecer processos produtivos, de inovação e de gestão. Entre os conceitos aprendidos com os bascos, estão o foco no desenvolvimento territorial, a criação de processos de confiança entre empresas e entidades e um sistema de inovação permanente. O País Basco é a terceira região com o IDH mais alto da Espanha", explicou Carlos.

O País Basco é uma das regiões mais ricas da Espanha e também da Europa. Seu PIB por habitante (31.288 euros) é 34% superior ao espanhol e supera também a média dos 27 países da UE, que é de 25.134 euros (Dados de 2011 do Instituto Nacional de Estatística da Espanha).

Grande parte da riqueza atual se deve a um processo de reindustrialização que se deu durante a década de 1980. A comunidade autônoma conta, por exemplo, com a maior cooperativa do mundo, a Cooperativa Industrial Mondragon, além de negócios de alta tecnologia e energia.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira