Coletivo Dandara promove palestra sobre saúde da mulher

1.315

Publicada 25 de Outubro, 2016 às 08:46

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Como uma ação do Outubro Rosa, na noite de ontem, o Coletivo Dandara da UTFPR - Medianeira, promoveu uma palestra com o tema saúde da mulher. 

Foram abordados os seguintes temas: 

- Métodos contraceptivos, os mais citados foram: o anticoncepcional (comprimido e injetável), camisinha, DIU e o CHIP que é um novo método de prevenção de gravidez muito eficaz.

- Doenças sexualmente transmissíveis (DST?s), que estão ocorrendo normalmente entre pessoas de 16 a 25 anos e idosos. As mais citadas foram: AIDS, HPV, herpes genital, sífilis e gonorréia), falou também da preocupação da área da saúde com essas doenças, pois são as com mais casos, inclusive em nossa região.

- Importância do preventivo, depois da primeira menstruação, para saber sobre o ciclo menstrual, e também que muitas vezes através dele que são detectadas as doenças, como exemplo o HPV.

- Os 3 pontos principais para evitar uma gravidez indesejada: coito interrompido, camisinha e anticoncepcional.

- Cânceres que mais são desenvolvidos em mulheres, eles são: câncer de mama, câncer de útero, câncer de ovário, câncer da tireóide e o câncer de pele. Geralmente os sintomas de câncer não aparecem, por isso é melhor que a própria pessoa faça o autoexame para detectar alguma característica, devido a queda da idade das pessoas que foram detectada a doença, devemos ter consciência de que o autoexame é necessário, e também exames clínicos para não correr riscos.

- Quando foi aberto para perguntas, todos participaram ativamente fazendo algumas perguntas, como: sobre a hepatite C, a vacina contra HPV, os efeitos do anticoncepcional, os efeitos da pílula do dia seguinte, coletor menstrual, ovários policísticos, DIU, Mirena, a importância do uso de sabonete íntimo e que chás de canela e outros não são comprovados que são abortivos.

O Coletivo Dandara ? UTFPR/MD, agradece ao Dr. Evandro Baggio pela sua disponibilidade de palestrar, e agradece também a cada um que participou.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira