Publicando o Outubro Rosa

1.980

Publicada 11 de Outubro, 2016 às 09:26

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, a fim de compartilhar informações sobre o Câncer de Mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil (2014-2015), produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama. Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. 

Buscando a conscientização para a prevenção, nesse mês uniram-se as empresas de Mídias Publicitárias: Publicar Painéis, Guia Medianeira e Click Medianeira e em parceria com a Associação Anjos do Bem, para reforçar o movimento Outubro Rosa, que nesse ano terá como tema "Câncer de Mama: Vamos Falar sobre isso?"

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Esse tipo de câncer é o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte. As maiores estratégias empregadas para reduzir a mortalidade por câncer incluem a prevenção primária, essa que está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos. Sendo esses fatores:

? Gênero Feminino 

? Idade acima de 50 anos 

? Menarca Precoce (ser mais jovem que 12 anos na primeira menstruação) 

? Menopausa tardia (após os 55 anos)

? Ter Fatores Genéticos e Hereditários de casos de câncer.

? Obesidade

? Consumo de Álcool excessivo 

? Nunca ter tido filhos

? Uso recorrente de Pílulas Anticoncepcionais.

Essa ação em conjunto entre as empresas, visa a conscientização que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28%   o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. E ainda, fomentar orientações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer. 

Ao realizar o Exame de Toque, é importante ficar atento aos sintomas: evidências como um nódulo, tumor ou espessamento na mama, acompanhado ou não de dor mamária, mudança no tamanho e formato das mamas, alteração na pele, podendo ficar ressecada, com um aspecto semelhante a uma casca de laranja, secreções papilares espontâneas e possíveis nódulos (conhecidos como ínguas) nas axilas. 

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. 

Para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce, o município de Medianeira terá atendimento especial para coleta de preventivo e agendamento de mamografias.

Vamos todos nos unir e enviar nosso recado: Previna-se, Ame-se!! 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira