Programa Agrinho realiza curso de capacitação para professores

3.638

Publicada 16 de Junho, 2011 às 15:54

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Durante todo o dia professores participaram de um curso de Capacitação do Programa Agrinho. Esta é a segunda turma e realizar o curso, a primeira fez a capacitação durante todo o dia de ontem (15).

Maria José Adreacci Zuleger, instrutora do Programa Agrinho do Senar PR, diz que o Agrinho foi criado para conscientizar o agricultor sobre o uso de agrotóxicos, e o sistema educacional incorporou o projeto. "O Agrinho hoje para as escolas é uma oportunidade para professores e alunos interagirem", comenta Maria.

Os temas do programa são escolhidos de acordo com a necessidade de se trabalhar determinados assuntos com os alunos, e é trabalhado com alunos de 1ª ao 9 ano.

O tema deste ano é Saber e Atuar para Melhorar o Mundo, e trabalha o uso de redes sociais e mídias sociais em sala de aula.


O Programa

O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta pedagógica que tinha por essência os "temas transversais" e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.

Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.
Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses.

No ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos outros temas relativos à questão da saúde.

Em 1998 ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo, Temas Locais e Civismo.

Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano.

Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.

Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais.

Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros. O público é ampliando, além das escolas da rede pública de ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino, tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. 
(Histórico: site do programa agrinho)

Redação: Guia Medianeira (Francieli Bado)

Sugestão de pauta: [email protected]

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo