Sustentabilidade econômica: pensando nas gerações futuras

2.899

Publicada 15 de Junho, 2011 às 15:21

Compartilhar:

Sustentabilidade econômica é muito mais do que uma concepção utópica ou meramente ideológica, ela foca, em primeiro plano, um empreendimento que não seja caro e que gere rápidos frutos. A sustentabilidade econômica entra no âmbito sócio-econômico com o intuito de tornar não somente o futuro mais próspero, mas também alterar alguns fatores da realidade em que se vive.


Quando se fala em sustentabilidade, o conceito transporta-nos para ideias relacionadas com o ambiente, qualquer que seja o contexto em que tal palavra é aplicada. Porém, e se atentarmos à origem da mesma, "sustentável" provém da palavra latina "sustinere", e significa "manter vivo", "defender".

"Quando falamos em sustentabilidade econômica, falamos em produzir sem ferir o futuro, as gerações futuras, é produzir dentro do sistema econômico, equilibrar produção e consumo, pensando nas novas gerações", diz a Professora Doutora Elisa Matté, coordenadora do curso de Gestão Comercial da UDC Medianeira.

"A prática do desenvolvimento sustentável vem atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades". Esta definição foi criada pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que produziu um relatório chamado "Nosso futuro comum", também conhecido como Relatório Burdtland.

Mas não podemos pensar que planejar e realizar ações sustentáveis seja somente responsabilidade das empresas, todos somos responsáveis, esta é uma cadeia produtiva, pois quem consome é responsável pela destinação correta do lixo, dos que não será mais consumido.

O processo sustentável vem desde a matéria prima, passando pela produção/ transformação e consumo, sendo o mais importante em cada etapa, a destinação correta dos resíduos.

Hoje vivenciamos uma tendência com pessoas consumindo produtos de empresas que pensam no futuro e não ferem o meio ambiente.

"É uma exigência própria produção e consumo, hoje tem empresas que só compram de empresas que tem planos sustentáveis, e essa filosofia não é somente um diferencial é um fator determinante de sobrevivência dentro do mercado competitivo", completa a Prof. Dra. Elisa Matté.

A o curso de Gestão Comercial da UDC se preocupa em mostrar aos alunos a importância da sustentabilidade. "Há uma preocupação didática pedagógica de ensinar para os alunos a importância da sustentabilidade, e como ela afeta o processo de vendas e o valor dos negócios", diz a coordenadora.

Ações em prol do meio ambiente e uma sociedade mais justa devem fazem parte do dia-a-dia da empresa e são extremamente necessárias para quem quer se manter no mercado.

Investir de uma forma ética e sustentável é uma exigência do futuro mercado. Uma empresa sustentável é aquela que integra de forma equilibrada os elementos econômicos, ambientais e sociais, ou seja, ela deve ser viável economicamente, socialmente e ambientalmente

Redação: Guia Medianeira (Francieli Bado)

Sugestão de Pauta: [email protected]

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira