Creas busca apoio da sociedade contra violência a idosos

2.415

Publicada 15 de Junho, 2011 às 14:07

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O dia 15 de junho foi declarado o Dia Mundial de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Aproveitando a data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Medianeira quer orientar os moradores sobre a importância de se denunciar as situações de violência contra os idosos. O objetivo do trabalho é mostrar que, infelizmente, muitos idosos sofrem violência e que isto não deve ser aceito pela sociedade como algo normal.

O Creas presta atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com idosos em situação de ameaça ou violação de direitos. Em Medianeira, o órgão está situado à Rua Santa Catarina, esquina com Avenida Soledade, 2435. Para denúncias, que podem ser feitas anonimamente, o telefone é o (45) 3240-1730.

É importante lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), violência contra o idoso pode ser um ato de acometimento ou de omissão, proposital ou involuntário. O abuso pode ser físico, psicológico ou envolver maus tratos de ordem material ou financeira. Afinal, qualquer que seja o tipo de abuso irá resultar em sofrimento, lesão ou dor, perda ou violação dos direitos humanos e uma diminuição na qualidade de vida do idoso.

Violência em casa

Ainda conforme a OMS, é na família que se dão inúmeras formas de violência contra seus membros mais frágeis, na qual os agressores são pessoas de confiança e relação íntima com as vítimas, em sua maioria seus próprios filhos. A mais frequente forma de violência doméstica contra o idoso é a de natureza física, como danos e lesões corporais.

Estatísticas mostram que a violência tornou-se uma epidemia, podendo ser considerada um problema de saúde pública, ocasionando efeitos na saúde física e mental da população. Ela pode enfraquecer a saúde e atingir o potencial de desenvolvimento humano de um país. Se ignorada, a violência contra os idosos pode provocar o fim das histórias passadas e a prospecção de um triste futuro para o envelhecimento mundial.

Redação: Assessoria

Sugestão de pautas: [email protected]

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira