Justiça cassa candidatura a prefeito em Itaipulândia e aplica multa. Coligação emite esclarecimento

11.346

Publicada 19 de Setembro, 2016 às 15:55

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A Justiça Eleitoral cassou neste sábado (17) a candidatura à reeleição do prefeito de Itaipulândia, Miguel Bayerle, da coligação Itaipulândia: União, Força e Trabalho. Também foi aplicada multa de 50 mil Ufirs, equivalente a cerca de R$ 150 mil, contra o prefeito. De acordo com despacho do juiz Hugo Micheline Junior, da Comarca de São Miguel do Iguaçu, o motivo da sentença foi a prática de crime de abuso de poder econômico. 

O prefeito infringiu a lei ao usar a influência do cargo para arregimentar apoio político, especificamente no caso da nomeação de Sidnei Picoli Amaral, o Cabeção, ex-prefeito do município, como secretário municipal de Agricultura. 

Além da nomeação, Miguel Bayerle destinou à pasta o montante de R$ 760 mil em dinheiro a título de crédito suplementar adicional, valor acima da média histórica utilizada para o setor. Segundo o juiz, com a medida, Cabeção foi cooptado com o cargo, ou seja, ele participava da coligação adversária, denominada Respeito por Itaipulândia, e trocou de lado em virtude da nomeação. 

"Ficou comprovado que, para obter a reeleição, Miguel Bayerle promoveu nomeação de cargos em comissão como meio de obtenção de cabos eleitorais e apoiadores durante o período eleitoral", disse o advogado Marcos Boschirolli, que representa o candidato adversário, Edinei Gasparini. Ainda de acordo com a sentença, outro motivo que levou Miguel Bayerle a ter a candidatura cassada foi a distribuição irregular de cestas básicas. 

Além da cassação do registro da candidatura a prefeito, Miguel Bayerle se vê às voltas com a Justiça por conta das investigações de fraudes em licitações apontadas na operação Citrus, feita pela Polícia Federal e Gaeco, que levou à prisão familiares do prefeito. Por sua vez, a coligação Respeito por Itaipulândia pediu à população para que reaja com serenidade à sentença, evitando provocações, foguetórios e discussões.

Uma nota oficial foi publicada na página da coligação falando sobre o fato:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A COLIGAÇÃO Itaipulândia: União, Força e Trabalho, dos candidatos Miguel Bayerle e Prof. Claudio, vem de público emitir a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Com relação a aceitação do pedido formulado pela coligação oposicionista e que foi aceita pela Justiça Eleitoral, ESCLARECEMOS que nossa campanha continua de maneira normal e está sendo impetrado recurso junto ao TRE e com certeza reverteremos a decisão de primeira instância.

Portanto, companheiros e companheiras defensores de nossa candidatura: 

A luta se enobrece e vamos ainda mais fortes rumo à vitória em 02 de outubro, pois muito fizemos por nosso município e temos grandes projetos a serem implementados.

Fonte: Costa Oeste FM

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Itaipulândia