Inscrições abertas para especialização gratuita em Métodos Numéricos do PTI em Foz do Iguaçu

O curso é inédito na região, resultado de parceria entre a Fundação PTI, Itaipu, UFPR e Unioeste

2.642

Publicada 13 de Setembro, 2016 às 13:46

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Resultado de parceria entre Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu receberá um curso inédito de especialização em Métodos Numéricos. 

Totalmente gratuito, o curso é voltado a profissionais e docentes das áreas de Engenharia, Matemática, Estatística e Ciências da Computação. A especialização deve iniciar no dia 07 de outubro com 60 vagas para ampla concorrência. Com duração de dois anos, as aulas, em modo presencial, serão realizadas no PTI duas vezes por semana: às sextas-feiras nos turnos da tarde e da noite e aos sábados de manhã e a tarde.

"O objetivo da especialização é formar profissionais geradores de conhecimento, capazes de utilizar princípios e conceitos da matemática e da computação na resolução de problemas de Engenharia. A proposta é promover a formação de grupos de pesquisa para o desenvolvimento de soluções práticas em segurança de barragens. Assim, todas as  pesquisas terão o acompanhamento técnico do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) - centro alocado no PTI, resultado de convênio entre  PTI e Itaipu", explica a gerente do Ceasb, Alexandra da Silva.

O curso de Especialização em Métodos Numéricos abordará 12 disciplinas. São elas: Cálculo Diferencial e Integral I, Álgebra Linear, Metodologia da Pesquisa Científica, Análise Multivariada Aplicada à Pesquisa, Programação Linear, Técnicas Estatísticas Aplicadas a Engenharia de Qualidade, Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais Parciais, Metodologia do Ensino Superior, Análise das Séries Temporais, Introdução a Simulação e Probabilidade e Estatística Matemática I.

Com o término da especialização, os alunos que cumprirem todas as exigências receberão o certificado de "Especialista em Ciências/Área de Concentração em Programação Matemática/Mecânica Computacional", emitido pela UFPR e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). "A expectativa é dar seguimento à parceria com as instituições de ensino, trazendo novos cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de promover capacitações técnicas voltadas à área de segurança de barragens," completa Alexandra.

Inscrições

Entre os dias 12 a 23 de setembro, estarão abertas as inscrições para a especialização, pelo sistema Siga/UFPR, no site: www.prppg.ufpr.br/siga/. Para realizar a inscrição é necessário anexar documentos pessoais (RG e CPF), diploma e histórico escolar da graduação, foto atual e informar o link do Currículo Lattes (criado na Plataforma Lattes do CNPq). Feita por meio de análise do histórico escolar da graduação e do currículo, a seleção será realizada por uma comissão de avaliação da UFPR, entre os dias 26 a 28 de setembro, sendo divulgado o resultado dos aprovados no site www.cesec.ufpr.br, a partir do dia 29 de setembro. Para informações complementares sobre a especialização, é só entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Pós-graduações

A parceria entre as instituições iniciou em 2012, quando foi criada a primeira turma de doutorandos. Em maio deste ano, os alunos se formaram doutores em Métodos Numéricos em Engenharia. A parceria que formou doutores também formará especialistas na mesma área, tendo como principal base a gratuidade e a qualidade.

Fonte: Fundação Parque Tecnológico Itaipu

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano