Medianeirense é Campeã Sul-Americana de Orientação, saiba mais sobre sua trajetória no esporte

6.631

Publicada 31 de Agosto, 2016 às 10:57

Compartilhar:

Gabriela Vitoria Della Pasqua, 13 anos de idade é filha de Vitor Hugo Della Pasqua e Camila Pereira Della Pasqua Neves. Nascida em Medianeira, hoje reside em Cascavel. É estudante do 9º ano do Ensino Fundamental. 

A adolescente é atleta orientista na categoria Muito Difícil ? Juvenil Feminina (12 a 16 anos). E em 2015, conquistou o Campeonato Sul-Americano.

Orientação é um esporte que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos de controle no terreno e descritos num mapa distribuído a cada concorrente, somente no momento da largada, utilizando-se de bussola.

Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).

A orientação, começou na Suécia por volta de 1918.

Conta-se que um corredor de fundo, matemático, considerando que o tempo gasto a praticar a atividade era um tempo perdido para a mente, resolveu começar a solucionar problemas de matemática enquanto corria.

A necessidade de ocupar a mente enquanto se realizam atividades físicas talvez tenha sido responsável pela grande aceitação deste desporto, que alia a atividade física a uma atividade mental intensa.

No Brasil, as primeiras competicoes datam de 1971. Inicialmente, praticada exclusivamente pelo Militares, hoje a maioria dos atletas orientistas, sao civis.

A atleta medianeirense participou de um curso básico de Orientação, no inicio de 2014. Seu primeiro percurso, para aprendizado, e por questão de segurança, foi realizado com acompanhamento de outro atleta mais experiente. Gostou, e resolveu aprimorar-se com curso de curva de nível, curso de utilização de bussola e navegação. Restando concluído seus conhecimentos básicos e apta para competições locais.

Em 2015, conquistou o Campeonato Oeste Paranaense de Orientacao e  enfrentou sua primeira competição estadual, que foi realizada em Ponta Grossa, sob muita chuva, que aumentou consideravelmente durante o percurso obrigando muitos atletas  a desistirem da  prova. 

Gabriela Vitoria, demonstrando persistência e determinação, não só concluiu, mas terminou em 1º Lugar. Após essa batalha, conquistou o Campeonato Brasileiro de Orientação, disputado em seis percursos diferentes, em lugares distintos, Rancho Queimado ? SC, Sidrolandia- MS e Mandirituba-PR.

O maior troféu seguinte foi a conquista do Campeonato Sul-Americano de 2015, que foi realizado na região serrana do Rio Grande do Sul, nas proximidades de Canela. Este evento contou com participação de atletas Orientistas do Brasil, Colombia, Chile, Argentina e Uruguai.

Questionada sobre a sensação de ser uma campeã na Orientação, Gabriela define: ?E muito boa a sensação de ter conquistado tudo isso ate agora. Procuro me aperfeiçoar diariamente, não para superar minhas adversarias juvenis, mas a mim mesma?.

E fala um pouco sobre suas motivações e desejos: ?Minha maior motivação é o prazer que sinto com a pratica deste esporte. Meu maior desejo seria tornar cada vez mais conhecida a Orientacao, para que muitas pessoas, especialmente crianças, adolescentes e idosos venham a praticar o esporte da família, junto a natureza. Lembrando que existem categorias para pessoas especiais, com síndrome de down, cadeirantes dentre outros?.

Neste ano de 2016, ainda falta competir as duas últimas, das sete etapas do Campeonato Paranaense de Orientacao, dias 10 e 11 de setembro, ocorrera em Boa Vista da Aparecida-PR e 18 e 19 de novembro em Curitiba-PR.

Em outubro, 27 a 30, haverá SAOC ? Campeonato Sul-Americano de Orientação, em ValParaiso-Chile.

Em novembro, participara dos 5 dias de Orientação-Mundial Militar, no Rio de Janeiro- RJ, nos dias 10 a 16 de novembro.

Encerrara o calendário esportivo 2016, na Copa Nordestina de Orientação, a ser realizado nos dias 01 a 04 de dezembro, em Fortaleza-CE.

?Eu conheci este esporte, através do meu padrasto, que é atleta há 25 anos. A paixão que adquiriu no Exército Brasileiro, o Tenente Neves passou pra mim. Ele que de uma forma divertida, pessoa mais paciente que conheço, contribui diariamente para aperfeiçoar as técnicas desportivas. Cleder Augusto Neves,prefere correr raciocinando, sem sua ajuda eu não teria conseguido todos os esses títulos e com certeza, muitos ainda virão. Um dia conseguirei empatar com os seus troféus (risos).

Agradeço a minha mãe Camila, que sempre sorridente esta ao meu lado, torcendo, gritando e me acompanhando em todos os eventos. Sei que acredita em mim e no meu potencial.

Ao meu pai, Vitor Hugo, que também já foi atleta, do senhor herdei a genética veloz e a persistência. Treino com sofrimento, mas compensam os resultados. Minha maior alegria, quando me manda um beijo de boa sorte, e depois comemora comigo, cada uma das batalhas vencidas.

Agradeço a toda minha família. Meus padrinhos Jorge e Clarice, que mesmo distantes estão sempre muito presentes. Aos meus avós, que estão sempre na torcida e comemorando a cada uma das minhas vitorias. Meus tios, irmãos e primos que vibram a cada medalha. 

Agradecimento especial, ao meu preparador físico professor Luiz Albino Broetto Junior. Este me esfola, nas pistas de treinamento. Profissional que se orgulha dos resultados dos seus alunos?.

Existe um projeto esportivo de patrocínio, que pode ser abatido do imposto de renda devido. Quem tiver interesse em colaborar, por favor entrem em contato através do e-mail [email protected]

?Levarei em banner, uniforme, mídia e principalmente no meu coração o nome da sua empresa e da minha cidade natal, Medianeira?, conclui a atleta. 

Redação: Guia Medianeira 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira