Cavalgada de Santos Dumont passa por Serranópolis

3.097

Publicada 15 de Agosto, 2016 às 10:59

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Evento marcou os 100 anos da passagem de Santos Dumont que defendeu a criação do Parque Nacional do Iguaçu...

No final de semana, sexta, sábado e domingo (12 a 14 de agosto) cerca de 20 cavaleiros da região, percorreram mais de 100 km, de Foz do Iguaçu a Céu Azul, numa cavalgada histórica em comemoração ao centenário da passagem de Santos Dumont.

Dumont esteve nas Cataratas do Iguaçu em 1916 e de cavalo, seguiu até Guarapuava para defender a criação do Parque Nacional do Iguaçu, pois para ele, não era possível ser propriedade particular as belas quedas do Rio Iguaçu.

A cavalgada passou no antigo leito da Estrada Velha de Guarapuava, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia até chegar a Céu Azul. Com paradas estratégicas, os cavaleiros conheceram uma das propriedades que integram o Circuito Turístico Caminhos do Colono, a D?Mary Morangos, que foi o ponto de pernoite do primeiro dia da comitiva. No dia seguinte, antes de pegar a estrada, os cavaleiros puderam conhecer a propriedade que é excelência na produção de morangos e degustar morangos colhidos na hora.

A cavalgada passou também pela entrada da Estrada do Colono, onde foi relembrada a histórica estrada que serviu de passagem aos colonizadores da região, que vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O almoço do segundo dia foi preparado pela comunidade da Linha Progresso, promovendo a integração entre os moradores e os cavaleiros.

O ponto de parada da segunda noite foi o Sítio Xororó, em Matelândia. Propriedade que trabalha com a produção de orgânicos e dispõe de uma pousada localizada cerca de um quilômetro do Parque Nacional do Iguaçu.

A cavalgada terminou no almoço de domingo, em Céu Azul na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, as margens do Parque, onde foi feita uma celebração e servido o churrasco.

A cavalgada foi promovida pelo Instituto Cataratas e SOS Mata Atlântica, com apoio das prefeituras, ICMBIO, ADETUR e a Polícia Militar do Estado do Paraná - Força Verde.

O Município de Serranópolis e outros com interesse de desenvolver o Turismo Regional tem, por meio da ADETUR, uma ação que está criando um projeto na Rota Estrada Velha de Guarapuava para ser explorada com caminhadas, cavalgas e cicloturismo. Em breve, este roteiro estará disponível para o público. Será uma grande oportunidade para propriedades próximas ao Parque Nacional do Iguaçu, trabalhar com o Turismo Rural como uma fonte de renda extra.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu