Pequenos serranopolitanos bem alimentados

Acompanhamento nutricional beneficia saúde infantil em Serranópolis do Iguaçu

1.405

Publicada 1º de Junho, 2011 às 10:39

Compartilhar:
Desde março de 2010 os alunos da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu contam com os serviços de uma nutricionista. Rita Letícia Garcia acompanha todo o processo da merenda escolar, desde a aquisição dos alimentos junto aos produtores rurais até o preparo e a hora de servi-la às crianças.

Depois de um ano de trabalho foi possível contabilizar os benefícios. Em abril de 2011 foi realizada uma avaliação nutricional que, em comparação com a de abril/maio de 2010, mostrou resultados positivos.

  abril/maio de 2010 abril de 2011
Desnutridos 7,1 % 4,1 %
Risco de desnutrição 16 % 14,7 %
Adequados 67,9 % 71,6 %
Risco de sobrepeso 6,3 % 6,7 %
Sobrepeso 2,6 % 2,9 %

 

Foram avaliados todos os alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). A faixa etária varia de crianças de 2 até 13 anos, além dos adultos do EJA.

Rita explica que os pontos positivos são a redução da desnutrição e do risco de desnutrição, assim como o aumento do número de crianças em estado nutricional adequado. A nutricionista lembra que o sobrepeso e o risco dele tiveram um aumento, mas que este é muito pequeno quando comparado com os demais índices.

Durante o período entre as duas avaliações nutricionais foram implantados dois projetos que, de acordo com Rita, incrementaram e enriqueceram a merenda escolar. São eles: Agricultura Familiar e Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta. Além dos gêneros adquiridos pela Administração Municipal por meio de licitações, são fornecidos por produtores rurais e agroindústrias, através destes projetos: pão caseiro, bolacha caseira, macarrão, mandioca, batata doce, cuca, iogurte, queijo, ovos, carne, frutas e polpa de frutas, geléias, mel, doce de leite, melado, verduras, legumes. Isto favorece o fornecimento de uma merenda de qualidade, saudável, completa, que respeita os hábitos alimentares da região.

São oferecidas às crianças preparações doces e preparações salgadas acompanhadas de salada, intercaladas durante a semana, além de frutas duas vezes por semana. Segundo Rita, a merenda atende as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano