Chuva causa prejuízos para mais de 9 mil pessoas em 19 cidades do Paraná

Chuva atinge o PR desde terça (12); oito pessoas estão desabrigadas. Município mais atingido foi Salto do Lontra, com 3,2 mil atingidos.

5.855

Publicada 13 de Julho, 2016 às 08:57

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A chuva forte que cai sobre o Paraná desde a tarde de terça-feira (12) atingiu 9.536 moradores em 19 municípíos do estado, segundo um boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 7h desta quarta-feira (13). A maior parte das ocorrências foi de destelhamentos por conta da queda de granizo e ventos fortes, além de alagamentos. Três pessoas ficaram feridas e oito estão desabrigadas.

Em Santa Helena vários pontos do município ficaram sem o fornecimento de energia elétrica. Casas foram destelhadas e várias árvores forram arrancadas com a força do vento. Houve também alagamentos em algumas residências devido a deficiência no escoamento da água, já que folhas e galhos que caíram com o vento acabaram trancando algumas as galerias pluviais. Redes de energia elétrica também foram danificadas e a Copel já trabalha para reestabelecer o fornecimento.

O município mais atingido foi Salto do Lontra, na região sudoeste, com 3,2 mil moradores atingidos. Cerca de 800 residências foram danificadas na cidade.

O boletim apontou ainda que 33 pessoas ficaram desalojadas por causa da tempestade e que 26 ainda não conseguiram voltar para casa. Eles estão abrigados na casa de parentes, amigos e em abrigos públicos. O número de casas danificadas nas 19 cidades é de 2.037. Uma delas ficou totalmente destruída.

Na região sudoeste, em Telêmaco Borba, a leitora Adriana Rodrigues de Sá registrou granizo durante a madrugada desta quarta. "Foi um susto enorme. Acordei com o barulho das pedras de gelo", conta.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, choveu 58 milímetros em Curitiba entre a tarde de terça e madrugada desta quarta. O índice representa 65% do esperado para todo o mês de julho.

Tempestade de granizo

A chuva de granizo que atingiu o Paraná na tarde de terça deixou vários municípios em alerta e ruas completamente tomadas por pedras de gelo - principalmente nas regiões dos Campos Gerais, central e Metropolitana de Curitiba (RMC).

Em Ponta Grossa, a queda de um barracão na Avenida Continental, no Distrito Industrial, deixou feridos. Durante a tarde, vítimas ainda estavam nos escombros, segundo o Corpo de Bombeiros. Em outro ponto da cidade, um caminhão tombou com a força do vento.

Em Curitiba, nove bairros registraram a ocorrência de granizo na terça-feira: Tatuquara, Portão, Santa Felicidade, Batel, Xaxim, Boqueirão, CIC, Bairro Novo e Centro.

Fonte: G1 Paraná.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano