Tocha Olímpica: a culpa dos problemas do país é dela mesmo?

Qual o legado da passagem da Tocha Olímpica em Medianeira.

17.635

Publicada 29 de Junho, 2016 às 17:31

Compartilhar:

Os símbolos são parte da nossa sociedade há milhões de anos, dentre os mais famosos é possível encontrar ícones civis, religiosos, históricos e muitos outros. 

Um deles é o dos mais antigos e acompanha a história das Olimpíadas desde a sua primeira edição, que foi em 776 antes de Cristo, na Grécia. 

As principais modalidades foram boxe, corridas de cavalos, arremesso de dardo e disco e também atletismo. 

O intuito principal era unir as cidades estados gregas, com seus atletas representando cada uma delas. Quando os jogos aconteciam todas as batalhas (que matavam muitas pessoas) paravam, as guerras eram pausadas e o momento era unicamente de espírito esportivo. 

Amanhã ela chega a Medianeira, e o que nós temos a dizer sobre isso? 

Sim, sabemos que a situação do país é complicada, sabemos que nunca se falou tanto em corrupção, desvio de dinheiro público e descaso com os serviços públicos. 

E que culpa tem a Tocha? Alguém sabe  dizer o que um símbolo olímpico que representa o espírito esportivo, toda a trajetória dos atletas (que é muito difícil, porque além de corrupção o nosso país sofre com a falta de incentivo no esporte), toda a paz mundial representada nos jogos olímpicos e toda a simbologia voltada para que as ?batalhas? parem. Que culpa ela tem?

O problema da corrupção são as pessoas, antes mesmo de existir qualquer partido ou posição política as Olimpíadas e a Tocha Olímpica já existiam com outra intenção. 

Se ela não passasse por aqui, os comentários seriam de que "nossa cidade ficou de fora", "foi esquecida"  ou "não tem estrutura suficiente para isso".

Medianeira merece sim, os atletas daqui merecem sim, todas as pessoas que tem espírito olímpico merecem sim viver esse momento. Que será único na vida de todas as pessoas. Nunca mais ela vai passar por aqui, durante muitos anos. 

Não interfira na inocência das crianças que estão comemorando o momento, elas não foram sujas com a macha da corrupção e muito menos com a falta de informações. Elas merecem compreender o significado disto numa totalidade sem juízo de valor.

A Tocha não acabará com a corrupção, o que vai acabar com a corrupção e melhorar o país é o seu voto, que precisa ser consciente e ético. Da mesma forma que a Tocha não vai fazer milagre e resolver todos os problemas.

Então, prestigie sua cidade, a que você ajuda a construir e tenta fazer o melhor, vote de forma consciente, aplauda um símbolo Olímpico que durante muitos anos leva a simbologia da paz, da união e da comemoração. 

O esporte muda vidas, mas a sua ignorância não vai mudar o trajeto, o fogo, e muito menos as Olimpíadas. 

E se alguém tentar apagar, jogar água, ou chover. Podem ficar tranquilos, o comitê olímpico está preparado para que a Tocha continue seu trajeto e conclua sua missão. 

Agradecemos quem tirou um pouco do seu tempo para ler essa matéria até aqui. Nossa principal missão é levar informação, mostrando os fatos em sua totalidade. 

Redação Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira