De Corpus Christi a Pentecostes

3.233

Publicada 25 de Maio, 2016 às 09:56

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Um pergunta pode-se fazer: Por que o Corpus Christi é celebrado depois de Pentecostes e Ascensão de Jesus?

Jesus ascende aos céus e depois envia o Espírito Santo para ensinar todas as coisas e esta é a festa da Ascensão do Senhor e depois ocorre o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo no mundo.

Neste momento, a Igreja introduz em sequência o Domingo da Trindade, que é hoje, uma volta ao evangelho, pois estando Jesus ainda entre nós, envia os Apóstolos para batizar todos os povos em nome da Trindade.

O Domingo da Trindade é que dá a sequência a este calendário de forma racional dentro da liturgia, pois, primeiro o Senhor volta ao Pai, depois é enviado o Espírito no Pentecostes e a seguir, hoje, Jesus revela o mistério da Santíssima Trindade.

O Corpus Christi é uma festa que não está no tríduo da revelação acima, pois se destina a celebrar o mistério da presença real de Jesus na Eucaristia.

E o mistério do Corpo de Cristo não é revelado, é crido, pela Igreja em cumprimento da promessa que no Evangelho de Mateus de hoje, Jesus dá aos seus: Eis que estarei convosco até o fim dos dias.

E esta permanência de Jesus entre nós se dá pela Eucaristia e pela Palavra de Deus.  Assim sendo, é uma sequência lógica de como a graça de Deus opera no mundo.

Em Medianeira

Este ano a Paróquia Nossa Senhora Medianeira está organizando um novo percurso para a procissão de Corpus Christi, que será no próximo dia 26 (quinta-feira), iniciando às 09h00 com celebração da Santa Missa na Comunidade São José Operário ? Bairro Ipê, em seguida a procissão até a Igreja Matriz onde receberemos a Benção do Santíssimo Sacramento.

Várias comunidades, pastorais e movimentos, estão trabalhando para a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi. A confecção terá início às 04h00 da madrugada do dia 26. Desde já a Paróquia agradece a todos que estão se envolvendo neste trabalho e garante que quem participar poderá prestigiar um belo resultado.

Fotos: Arquivos 2015.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira