Veja 5 competências profissionais valorizadas durante a crise

Profissional pode aproveitar momento para se destacar e fazer a diferença. Adaptabilidade e comprometimento estão entre as mais desejadas.

1.259

Publicada 20 de Maio, 2016 às 11:19

Compartilhar:

Com as empresas com o orçamento curto para as contratações e com cada vez mais profissionais disputando a mesma vaga de emprego, muitos trabalhadores encontram dificuldades para aparecer no mercado e conseguir uma oportunidade e também para se manter no atual emprego.

E quais são as competências profissionais mais valorizadas pelas organizações atualmente? O que o candidato que busca um emprego ou tenta continuar em sua posição precisa mostrar para se destacar e conseguir "brigar" pelo emprego?

Segundo Helena Magalhães, sócia da People Oriented Consultoria, além das características técnicas, existem algumas habilidades que fazem com o profissional apareça em momentos mais difíceis. "Isso mostra que ele tem capacidade de se adaptar a novas situações sem perder o foco no futuro", diz.

Veja abaixo 5 competências valorizadas na crise:

1) Visão estratégica

Helena ressalta que o profissional precisa entender que o período de crise tem começo, meio e fim, como todos os outros. "É essencial pensar em um plano de negócios a médio e longo prazo para ajudá-lo a ter uma visão mais clara da situação".

2) Comprometimento

O profissional não deve se deixar contaminar pelo pessimismo e precisa manter a dedicação e empenho empregados anteriormente, entregando tarefas no prazo estabelecido e se oferecendo para participar de projetos que possam se beneficiar da sua contribuição.

3) Austeridade

Reavaliar propostas e indicar soluções viáveis, seja com os fornecedores, colegas de outras áreas ou com clientes, é uma característica ainda mais valorizada em momentos ?de baixa? na economia, quando os contratos costumam ser revisados e as demandas mais urgentes e exigentes.

4) Adaptabilidade

Saber se adaptar às mudanças é uma qualidade muito valorizada dentro das organizações atualmente, desde uma troca de função ou um adendo ao escopo de trabalho "A valorização acontece especialmente em momentos de reestruturação do quadro de funcionários da empresa", ressalta Helena.

5) Atualização constante

Profissionais que demonstram preocupação em adquirir novos conhecimentos, tanto por meio de MBAs ou mesmo por cursos à distância, se destacam em um período no qual as empresas estão ainda mais exigentes e buscando profissionais que podem trazer melhores resultados, e mais rapidamente.

Fonte: G1

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira