São Miguel oferece acervo de livros em duas bibliotecas

976

Publicada 29 de Abril, 2016 às 11:25

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

Munícipes têm acesso gratuito à internet e livros.  

São Miguel do Iguaçu oferece aos munícipes, principalmente aos estudantes, um acervo de livros gratuitamente, com duas estruturas de bibliotecas localizadas no centro da cidade, sendo elas, a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Cidadã. Elas também oferecem locais para pesquisa na internet. 

O horário de atendimento das duas bibliotecas é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Qualquer cidadão tem acesso aos livros e também aos computadores. 

Serviços disponíveis nas bibliotecas: 

A Biblioteca Pública Municipal Profº Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Av. Willy Barth, 211 (ao lado da Câmara dos Vereadores), possui um acervo com aproximadamente 22 mil títulos, entre eles, livros de leitura, livros didáticos, enciclopédias, dicionários, revistas, gibis, atlas, jornais e alguns materiais multimídia (fitas K7, DVDs, CDs), desses, 7.500 títulos já estão informatizados.

Toda comunidade tem livre acesso a Biblioteca para pesquisa, leitura e empréstimo de livros, mas para realizar o empréstimo, os usuários são cadastrados na Biblioteca e podem levar para suas residências livros de literatura e/ou os livros didáticos, os demais materiais não são para empréstimos. 

Além do acervo dos livros, a biblioteca possui sala de informática para pesquisa escolar e/ou acesso a internet aos usuários no período matutino, já no período vespertino a sala é disponibilizada ao CRAS, que realiza cursos para a população. Também é realizada a ?Hora do Conto?, atualmente com a Tia Filó, previamente agendada com as Escolas e CMEIS da comunidade.

A Biblioteca Cidadã, localizada na Rua Getúlio Vargas, 88 (próximo à Vigilância Sanitária e Mercado Manain 2), possui um acervo bibliográfico totalmente informatizado contemplado com gêneros literários de grandes autores da literatura nacional e internacional, que tem como objetivo promover a inclusão cultural e intelectual da população. 

Podem ser encontradas obras de Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda entre outras. Na parte dedicada a romances a relação também é especial com a coleção completa de Jorge Amado, Gabriel García Márques, Thomas Mann, Rubem Fonseca, Chico Buarque, Ruy Castro e muitos outros. Há também os livros que contam biografias de pessoas famosas e uma parte dedicada à literatura infanto-juvenil com todos os livros de Monteiro Lobato, uma coleção significativa da escritora Ruth Rocha, e as aventuras do Asterix ? famoso personagem da dupla Frances Goscinny e Uderzo.

A biblioteca possui um espaço destinado a adultos e crianças para leitura no local, já para empréstimos de livros é necessário realizar um cadastro no nome do responsável, mediante apresentação de documentos como cédula de identidade ou CPF e comprovante de residência.

Junto a Biblioteca Cidadã, é realizado o projeto Telecentro Espaço Cidadão, oferecido pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. 

O Espaço Cidadão oferece uma estrutura completa com computadores, links de acesso à internet com fibra ótica, ambiente climatizado e atendente para acompanhamento das atividades. O Telecentro recebe alunos para trabalhos de pesquisa escolar, desde que tenham seus cadastros de usuários realizados, e quando menores, tenham a autorização dos pais ou responsáveis, pois além de acesso à pesquisa existe a disponibilidade de acesso às redes sociais e lazer.

O Telecentro ainda disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação para jovens e adultos, no momento, os cursos estão sendo remodelados e em breve estarão sendo novamente ofertados à comunidade.

Fonte: Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu