Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (25) no Paraná

1.031

Publicada 25 de Abril, 2016 às 11:06

Compartilhar:
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que ao menos 2,3 milhões de pessoas sejam vacinadas no estado

Começa nesta segunda-feira (25) a campanha de imunização contra a gripe no Paraná. Devem receber a dose crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que ao menos 2,3 milhões de pessoas sejam vacinadas no Paraná - o equivalente a 80% do total do público-alvo. Em Curitiba, o grupo de pessoas que precisam ser imunizadas chega a 320 mil.

No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.

Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Toda a região Sul do Brasil decidiu antecipar o início da campanha este ano por causa do surto precoce de casos de H1N1. Mas, em todo o país, a campanha começa oficialmente no sábado (30).

As vacinas oferecidas pelo SUS chegam também a outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.

Fonte: Gazeta do Povo

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo