Santa Helena confirma o primeiro caso de zika vírus

11.371

Publicada 23 de Fevereiro, 2016 às 08:22

Compartilhar:
Santa Helena confirmou o primeiro caso de zika vírus. A paciente é uma mulher, grávida, moradora da área central da cidade. 

A confirmação se deu através de exame sorológico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A coleta do material para exame foi feito no dia 02 de fevereiro, e o resultado retornou nesta segunda-feira (22). 

Segundo as autoridades em Saúde de Santa Helena, a paciente é uma mulher jovem e que está grávida há aproximadamente 5 meses (25 semanas). A preocupação no caso de gestantes decorre da possibilidade de contaminação do feto e desenvolvimento da microcefalia, porém, no caso específico da paciente de Santa Helena, o período de acometimento, que é até o primeiro trimestre, já passou, o que gera certa tranquilidade, segundo a diretora da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell.  

Conforme números do Governo do Estado, o resultado de outros quatro exames para zika vírus são aguardados no município. A confirmação de um caso de zika não deve mudar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. ?A atitude deve ser a mesma. A preocupação é de eliminar todos os criadouros. É claro que há um olhar mais detalhado, porém, os cuidados são os mesmos?, detalha a diretora da Regional de Saúde. 

O prefeito de Santa Helena, licenciado, Jucerlei Sotoriva, acompanha as ações de combate ao Aedes Aegypti. Sotoriva lembra que, tudo é tratado com muita seriedade e seguindo as orientações de protocolo. Duas frentes de ações serão adotadas. As equipes em saúde devem observar e acompanhar a paciente. Por outro lado, a Vigilância em Saúde faz o bloqueio e eliminação de focos, trabalho que já vem sendo realizado. 

Conforme Denise Liell, o mesmo trabalho foi desenvolvido nos casos confirmados em Toledo, Assis Chateaubriand e Tupãssi.  A orientação à população é que, elimine qualquer objeto que possa acumular água, a maneira mais eficaz para combater, tanto zika, quanto a dengue e chikungunya. 

Fonte: correiodolago.com.br

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano