Portal Medianeira inicia projeto para acesso à Internet Via Cabo

Tecnologia visa entregar planos mais velozes e custo acessível ao usuário. O projeto foi avaliado por engenheiros e autorizado pela Copel para compartilhamento de postes

5.193

Publicada 13 de Abril, 2011 às 11:11

Compartilhar:

Chamado de projeto piloto, o primeiro bairro a ser contemplado foi o Jardim Laranjeiras e BNH, que terá suas ruas cabeadas para distribuição de Internet. De acordo com o diretor da empresa, Liandro Carniel, a escolha pelo lugar é devido a região concentrar um grande número de residências. "Está em poder da Copel o novo projeto para compartilhamento dos postes do Bairro Itaipu, e também já realizamos todo o levantamento prévio, para enviar o projeto de parte do Bairro Cidade Alta e São Cristóvão", destaca. Os primeiros testes no Bairro BNH iniciam-se em 15 dias, e cerca de dois meses depois será ativado no bairro Itaipu.

Hoje, o Portal Medianeira possui diversas antenas repetidoras cobrindo grande parte do município, e mesmo assim buscou soluções para melhorar ainda mais o custo de instalação e facilitar o acesso à internet. "Sempre buscamos a inovação no mercado, a tecnologia empregada até então (Wireless ou Via Rádio) ainda será amplamente utilizada, mas há locais no município onde não há viabilidade de sinal. Buscamos novas possibilidades de atender a esses clientes e a opção por cabo vem sendo estudada em vários municípios, além de permitir a entrega de velocidades maiores. Em tese, o objetivo é de entregar ao cliente a conexão através de um cabo, na residência do mesmo. Teremos condições de entregar planos mais rápidos e sem a necessidade de instalar uma antena no cliente, ou seja, o custo de ativação será bem mais acessível", afirma Liandro, acrescentando que a empresa além do sistema Via Rádio também fornece o acesso ADSL.

Para a execução do projeto foi necessária a aprovação da Copel, que fez um contrato para o aluguel e compartilhamento dos postes. "Vale ressaltar que a Copel só aluga para empresas que tenham Licença da Anatel para prover o acesso. O uso dos postes envolve um processo longo. Do projeto com engenheiros específicos da área até a sua autorização levaram alguns meses", ressalta.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo