Agricultores começam a colheita da soja na região oeste do Paraná

Reportagem do Programa Caminhos do Campo da RPC TV, gravado em Serranópolis do Iguaçu

2.456

Publicada 11 de Janeiro, 2016 às 08:42

Compartilhar:

Os produtores de soja do Paraná começaram os trabalhos de colheita, sob uma perspectiva de bons resultados para 2016. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a expectativa é de que sejam colhidas 22,2 milhões de toneladas. Este volume é ligeiramente superior ao recorde do período anterior, de 22 milhões de toneladas.

No sítio do agricultor Nelson Vincenzi, em Serranópolis do Iguaçu, na região oeste do Paraná, a colheitadeira já está funcionando. Para iniciar a colheita antes do previsto, o produtor plantou grãos de soja de ciclo mais curto, que se desenvolve em aproximadamente 110 dias, e também contou com o grande volume de chuva que caiu no estado no últimos  meses e períodos de sol.

A propriedade de Vicenzi tem 52 hectares e a expectativa do agricultor é de colher 65 sacas por hectare, uma produtividade melhor do que na safra passada. "Teve bastante chuva esse ano e os pés estão com muitos grãos. A semente é de boa qualidade. Está me surpreendendo", diz o agricultor.

Segundo dados do Somar Meteorologia, de outubro a dezembro de 2015, choveu na região de Foz do Iguaçu em torno de 720 mm, isso é 30% a mais do que o previsto para o período. Por enquanto, essa quantidade expressiva de chuva não prejudicou a lavoura de verão plantada na região .

Na propriedade do Leonir Penso, os 50 hectares de soja plantados já estão prontos para a colheita. O agricultor espera por quatro dias contínuos de sol para colocar as máquinas na lavoura. "Agora tenho que rezar para São Pedro para ele mandar uns dias de sol. Só então vou conseguir fazer a colheita", afirma o produtor.

"Na colheita precisamos de muito sol porque a chuva pode prejudicar a qualidade do grão. Se chover muito, o produtor não conseguem colher e os grãos podem apodrecer", explica o engenheiro agrônomo Jandrey Vogel.

Em geral, a colheita da soja do estado começa com um terço da produção vendida, segundo o Deral. O departamento explica que com o dólar favorável, a venda de soja ganhou velocidade em 2015. Em média, o produtor está recebendo R$ 65,47 por saca, 12% acima do valor praticado em dezembro de 2014.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Serranópolis do Iguaçu