UNILA ofertará 695 vagas em 28 cursos por meio do Sisu

1.430

Publicada 06 de Janeiro, 2016 às 13:56

Compartilhar:

Para o primeiro semestre de 2016, a UNILA ofertará 695 vagas em 28 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estarão abertas entre 11 e 14 de janeiro no endereço sisu.mec.gov.br. A divulgação da primeira chamada de candidatos está programada para o dia 18 de janeiro, nas páginas do Sisu e da UNILA.

A UNILA disponibiliza 25 vagas para cada curso, com exceção de Medicina (30 vagas) e Arquitetura e Urbanismo (15 vagas). Podem realizar a inscrição estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e não tenham obtido nota zero na redação. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

As matrículas dos candidatos serão realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os estudantes não selecionados em primeira chamada terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 de janeiro.

O edital que regulamenta o processo seletivo via Sisu na UNILA pode ser acessado aqui. Já o quadro geral de vagas está disponível aqui.

Música

O único curso da UNILA que não fará seleção via Sisu é Música, que tem processo seletivo específico (veja o edital). Para esta graduação, a seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: desempenho na prova do Enem e prova de habilidades específicas. As inscrições estão abertas até quinta-feira (7) e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, no endereço inscreva.unila.edu.br.

Política de cotas

A UNILA já adota a política de cotas, definida pela Lei 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto 7.824/2012 e pela Portaria Normativa 018/012/MEC. Assim, 52% das vagas serão reservadas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. Nesse percentual, estão incluídas as vagas destinadas a alunos de baixa renda familiar e pretos, pardos e indígenas.

Excelência

Com pontuação de 4,247 (escala de 1 a 5), a UNILA obteve a terceira colocação no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado em dezembro. Os dados são referentes a 2014 e ao IGC contínuo. No ICG faixa, a UNILA e outras 11 instituições, todas públicas, obtiveram nota 5 ? a pontuação máxima ?, alcançando grau de excelência entre as universidades brasileiras.

Cursos da UNILA com seleção via Sisu:

Bacharelados

- Administração Pública e Políticas Públicas

- Antropologia ? Diversidade Cultural Latino-Americana

- Arquitetura e Urbanismo

- Biotecnologia

- Ciência Política e Sociologia ? Sociedade, Estado e Política na América Latina

- Ciências Biológicas ? Ecologia e Biodiversidade

- Ciências Econômicas ? Economia, Integração e Desenvolvimento

- Cinema e Audiovisual

- Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar

- Engenharia Civil de Infraestrutura

- Engenharia de Energias Renováveis

- Engenharia de Materiais

- Engenharia Física

- Engenharia Química

- Geografia

- História ? América Latina

- Letras ? Artes e Mediação Cultural

- Medicina

- Relações Internacionais e Integração

- Saúde Coletiva

- Serviço Social

Licenciaturas

- Ciências da Natureza ? Biologia, Física e Química

- Filosofia

- Geografia

- História

- Química

- Letras - Português / Espanhol

- Matemática

Assessoria

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano