Transportadora Paloma recebe certificado do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte

1.651

Publicada 27 de Novembro, 2015 às 14:50

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade que torna necessária a imediata mobilização de todos para minimizar os impactos de poluição e as graves mudanças climáticas em curso. 

Diante desse quadro, em 2007, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou o Despoluir, que tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, atuando na construção de um desenvolvimento sustentável. 

Em Medianeira, a Transportadora Paloma, uma das empresas mais tradicionais da cidade, passou a fazer parte do programa ambiental em 2012. Preocupada com o meio ambiente e dispostas a fazer algo para diminuir poluição. 

A intenção principal do programa, além das ações especificas, é fazer um trabalho ecologicamente correto. A Paloma está fazendo isso, pois um ônibus por si só já é um poluidor, é preciso reduzir para o mínimo possível a agressão causada no meio ambiente. 

Os projetos desenvolvidos pelo programa são: redução da emissão de poluentes pelos veículos, incentivo ao uso de energia limpa pelo setor transportador, aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transporte, taxista amigo do meio ambiente, caminhoneiro amigo do meio ambiente e trabalhador em transporte amigo do meio ambiente.

O certificado que a empresa recebeu é o reconhecimento por sua frota estar 100% dentro das normas do programa, atendendo todas as exigências e processos que são feitos através do Despoluir. 

O processo de adaptação ao programa é uma longa caminhada, e inclui a autorização do IAP, para fazer a limpeza e manutenção dos veículos, com suporte necessário para os dejetos que são tirados, como óleo trocado, pneus usados, lama que sai na lavagem dos veículos. Tudo isso é encaminhado para uma empresa contratada que dá o destino certo para esses materiais. 

Outro ponto de destaque nas ações feitas pela Paloma é a reutilização de água. Toda água que é usada na lavagem e manutenção dos veículos é filtradas e reutilizada. 

A terra retirada dos ônibus, também é armazenada e enviada para empresas que saibam dar o destino certo ao produto.

Com o Despoluir, a Transportadora Paloma dá sua contribuição na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado. Isso reflete na transformação das pessoas que trabalham com isso, e se tornam multiplicadores das boas práticas ambientais para toda a sociedade, especialmente para os usuários da Paloma.

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira