Forte vendaval causa danos em Marechal Cândido do Rondon

15.212

Publicada 19 de Novembro, 2015 às 16:51

Compartilhar:

Por volta das 16:00 horas da tarde de hoje, um forte vendaval atingiu a cidade de Marechal Cândido do Rondon, principalmente a região da Vila Gaúcha. 

Todas as entradas da cidade estão interditadas, rodovias estão com várias árvores tombadas.As primeiras informações são de que vários estragos foram provocados e que pessoas ficaram feridas devido a ação do vento. Centenas de casas, indústrias e estabelicimentos comerciais foram destruídos. No Jardim Marechal toda a rede eletrica foi danificada. Centenas de árvores estão no chão.Ainda não se tem idéia do tamanho da destruição causada por este tornado.

Polícia, Bombeiros, Defesa Civil estão trabalhando e pedem a ajuda da população para retirada de árvores nas ruas e Avenida. 

O jornalista Lucas Ruzza, morador da cidade enviou a redação do Guia Medianeira, as primeiras imagens dos estragos feitos no centro da cidade, ele conta que os ventos duraram cerca de um minuto, e foi possível ver muitos estragos, como telhados sendo levados, árvores e motos caídas, dentre outros objetos.

Abaixo mais vídeos enviadas por internautas:

Por toda a cidade há placas caídas, ruas interditadas e o número incontável de árvores no meio da pista. Muitas ruas no perímetro urbano estão obstruídas. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, na BR 163 dois trechos estão interditados. Até mesmo um caminhão tombou com a força do vento. 

Postes também foram derrubados, diversos estabelecimentos comerciais e casas foram destelhadas. 

A cobertura do posto de combustível ficou arrasada. Uma igreja destruída.

A prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon fazem levantamento para saber quantas famílias estão desabrigadas. 

Os números ainda não são oficiais, mas boa parte da cidade foi atingida. A região mais afetada é a Vila Gaúcha até o portal da cidade. Por onde se olha há danos causados pelo vento forte. 

A Copel, a Defesa Civil de Marechal e de Toledo foram acionados para ajudar. O Corpo de Bombeiros de Toledo também está prestando apoio à cidade atingida. 

O helicóptero do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), também sobrevoa a região, para encontrar possíveis vítimas. A cidade está sem energia elétrica. 

Muitos moradores registraram o momento em que a nuvem se formava e compartilharam vídeos pela internet. 

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar (SIMEPAR), a nuvem filmada por moradores de Marechal é conhecida como "Shelf Cloud" , o termo em inglês significa nuvem prateleira. 

A nuvem se forma associada à chegada de uma frente fria e à presença de ar quente e úmido, justamente cenário em que se encontra a região oeste do Paraná.

Apesar dos relatos, ainda não foi confirmado que o fenômeno trata-se de um tornado, já que a Shelf Cloud é conhecida também por causar outro tipo de ventania, chamada pelos metereologistas como "Down Burf", também capaz de causar destruição.

Além disso, a formação da nuvem está diretamente ligada ao fenômeno El niño, que neste ano apresenta grande intensidade e interferência no clima brasileiro. 

O alerta para tempestades como a de Marechal Cândido Rondon continua em todo estado não só hoje, mas também durante a primavera e o verão.

Já está sendo feita a distribuição de lona. Quem precisar do material pode buscar a lona no quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua Pernambuco, 680, Centro de Marechal.

Os bombeiros também pedem a colaboração da população, que não foi atingida pelo temporal e não precisar de atendimento dos socorristas, para que não liguem para o telefone dos bombeiros, para não atrapalhar o trabalho de auxílio às vítimas.

Com informações da Catve

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Cotidiano