Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná reinaugura o prédio do Fórum de São Miguel do Iguaçu

2.007

Publicada 06 de Novembro, 2015 às 17:25

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Doutor Paulo Roberto Vasconcelos, inaugurou na manhã desta sexta-feira (06), as novas instalações do Fórum da Comarca de São Miguel.

Na solenidade o desembargador presidente foi recepcionado pelo juiz diretor do Fórum, doutor Hugo Michelini Junior e pelos prefeitos, Claudiomiro da Costa Dutra (São Miguel), Miguel Bayerle (Itaipulândia) e o promotor público, doutor Heric Stilben.

A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da OAB, seccional de Medianeira, Antônio Tarcisio Matté, pelos vereadores: Raulique Farias (Ketty - SMI), Vilso Nei Serena (Itaipulândia), capitão Damião de Melo dos Santos (Cmte. da 2ª Cia da Polícia Militar), acompanhado pelos representantes dos destacamentos policiais de São Miguel e Itaipulândia, sargentos Hélio Guedes de Oliveira e Marcos Donizette Silveira, respectivamente.

A obra de revitalização do edifício, que leva o nome do desembargador Lauro Fabrício de Melo Pinto, pai do primeiro juiz da Comarca, instalada no mês de novembro de 1977, tornou o prédio entre os mais modernos do estado.

Após muitas idas e vindas, solicitações, abaixo-assinados das lideranças, advogados e serventuários da justiça, a obra foi iniciada e durou oito meses para ser executada.  Um incêndio ocorrido em 2013 foi o gatilho para agilizar o processo licitatório, depois de 19 anos de construção do prédio ? inaugurado no dia 07 de dezembro de 1996.

A obra

Localizado na Avenida Willy Barth, centro da cidade, o Fórum passou por uma modernização do sistema elétrico, de lógica e telefonia e principalmente proporcionou acessibilidade para portadores de necessidades especiais e idosos, com a instalação de uma plataforma elevatória. Também sofreu intervenção na sua estrutura física, com nova pintura, troca de pisos, cobertura e novo sistema de segurança, com câmeras de monitoramento e alarme.

Os recursos para o investimento são provenientes do orçamento próprio do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e foram previstos na gestão do ex-presidente da corte, Dr. Guilherme Luiz Gomes (ex-juiz da Comarca).

Pronunciamentos

O juiz diretor Dr. Hugo Michelini Junior foi o primeiro orador. Ele afirmou que a obra representa o esforço do Tribunal de Justiça para atender a sociedade de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia e oferece melhores condições de trabalho aos serventuários, juízes, advogados. "Me considero um paranaense e me orgulho de integrar o corpo da magistratura paranaense", afirmou ele, que é natural de Minas Gerais.

O presidente da OAB, Antôno Tarcisio Matté, que liderou uma campanha por novos juízes para as comarcas, em 2012, considerou muito relevante as boas ações para atender as reivindicações. Também agradeceu, em nomes dos advogados que atuam na comarca. "Essas instalações dignas oferecem condições a todos que aqui trabalham", finalizou.

O promotor público, Dr. Heric Stilben reafirmou a sintonia existente entre os órgãos de segurança com a justiça da comarca. Ele deu um recado para aqueles que, segundo ele, "procuram desqualificar o trabalho da promotor e da justiça, com discurso mediático, dizendo que o promotor e o juiz da comarca querem aparecer. Pelo contrário, aqui o nosso objetivo é trabalhar pela justiça e segurança do cidadão", disse.

Para o prefeito Claudiomiro da Costa Dutra "sem dúvida é uma obra que se soma aos equipamentos públicos capazes de atender as necessidades da população de São Miguel e também de Itaipulândia. Estamos contentes e agradecidos ao desembargador Dr. Lauro pela ação do Tribunal de Justiça, que oferece maior comunidade a nossa população", afirmou.

O Dr. Lauro Augusto Fabrício de Mello ? primeiro juiz da comarca e atualmente desembargador -, se pronunciou para evidenciar o sentimento de esperança de todos os brasileiros.  "Temos tudo para viver numa de oportunidades, mas sem esperança poderemos ser confundidos com estátuas", disse.

O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, destacou que a justiça no estado, anda na frente, se comparada aos demais estados da federação. "É uma alegria para o TJ-Pr estar entre os mais modernos entre os estados brasileiros", acrescentando que o formato de processo eletrônico do Tribunal de Justiça do Paraná está sendo adotado pelos demais.

Ar condicionado

A obra inaugurada, não dispõe de um sistema de climatização. A engenheira do Tribunal de Justiça, Maria Regina de Castro Grein, explicou que o sistema de climatização não fez parte do escopo da obra de reforma. Foi acrescentado posteriormente, e, ainda seu processo de licitação sofreu atraso, tendo em vista um recurso, apresentado por uma das empresas concorrentes.

A engenheira garantiu que no máximo dentro de trinta dias o sistema de climatização deverá ser instalado, para o conforto dos serventuários da justiça e de todos os que se utilizam dos serviços forenses de São Miguel do Iguaçu.

Fonte: Rádio Jornal.

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | São Miguel do Iguaçu