BR 277: Duplicação diminui número de acidentes, mas não o número de mortes

Relatório divulgado pela PRF mostra diminuição de 29% nos acidentes na BR 277 entre Foz do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste nos primeiros nove meses de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014

2.047

Publicada 06 de Outubro, 2015 às 14:39

Compartilhar:

Em 2015, no período de 01 de Janeiro a 30 de Setembro, na circunscrição da Delegacia PRF em Foz do Iguaçu/PR, ou seja, em todo o trecho de rodovias federais de Foz do Iguaçu até Santa Tereza do Oeste, houve uma diminuição de 29% nos acidentes em comparação ao mesmo período de 2014 (de 844 acidentes em 2014 para 605 em 2015). Além disso, houve também uma minoração de 33% no número de feridos graves (de 158 acidentes em 2014 para 106 em 2015). O número de mortes permaneceu o mesmo (30 mortes).

A diminuição de acidentes nas rodovias federais da região se deve a vários fatores, dentre eles:

1. Ao fortalecimento das campanhas e informativos sobre trânsito, seja por parte de órgãos públicos seja por parte do setor privado. Nesse sentido, a PRF realizou diversas palestras e ações educativas sobre o trânsito, as quais sensibilizaram mais de 7.000 pessoas, tanto crianças como adultos, na região;

2. Ao empenho e cumprimento do planejamento operacional por parte dos policiais rodoviários federais que atuam na atividade-fim da instituição, isto é, por parte daqueles que trabalham diretamente tanto nas ações de fiscalização de trânsito e combate ao crime quanto nas ações de prevenção de acidentes.

3. À maior extensão de pista duplicada, visto que a duplicação praticamente impossibilita acidentes do tipo colisão frontal; nesse sentido, é importante ressaltar a redução de 49%

de acidentes em Matelândia (de 119 acidentes em 2014 para 61 em 2015) e de 32% em Medianeira (de 75 acidentes em 2014 para 51 em 2015).

4. À intensa utilização dos equipamentos de radar. As operações desse equipamento ocorrem sempre de forma ostensiva e priorizam a visibilidade da presença policial por parte dos motoristas. Isso evita o excesso de velocidade e, por consequência, reduz a possibilidade de sinistros. Os aparelhos são utilizados tanto no período diurno quanto no noturno.

Obs.: No caso de Foz do Iguaçu, mesmo com a inauguração da trincheira no km 728 da BR 277, foi mantido, em virtude dos resultados benéficos e do feedback positivo por parte da sociedade, o serviço de controle de fluxo na região dos trevos do CTG Charrua e da Av. Costa e Silva e dos retornos nos quilômetros 724 e 723 da BR 277, principalmente nos horários de maior movimento (08 horas e 18 horas), desacelerando por determinados instantes o fluxo na rodovia e possibilitando que os veículos que esperam nos trevos consigam realizar a travessia. Esse serviço ocasiona maior segurança para o trânsito, assim como a diminuição do tempo de espera para quem utiliza os trevos.

Em Foz do Iguaçu, 9% dos 268 acidentes foram do tipo atropelamento, entretanto, este tipo de acidente causou 66% das mortes no município (das 09 mortes no total; 06 foram por atropelamento). Com base em relatórios estatísticos sobre acidentes nas demais vias do município, além das rodovias federais, foi percebido o mesmo contexto, ou seja, um crescimento no número de mortes por causa de atropelamentos. Dessa forma, torna-se primordial um esforço contínuo, seja do setor público ou privado, visando a disseminação de informações sobre travessia de vias e respeito ao pedestre. No trecho "BR 277 acesso à Itaipu" (popularmente conhecido como Av. Tancredo Neves ou BR 600); está sendo implementada pela Itaipu Binacional uma nova sinalização, a qual contempla também a construção de três faixas elevadas de pedestre, sendo duas nas proximidades dos centros de educação (Escola Ponte da Amizade e CMEI Dom Olívio Fazza) existentes naquela rodovia.

Em Santa Terezinha de Itaipu, das 03 mortes (total), 02 (66%) foram por atropelamento.

Em São Miguel do Iguaçu, o percentual foi ainda maior, das 04 mortes (total), 03 (75%) foram por atropelamento.

Avaliação

Diante dos números apresentados, a PRF considera que a escolha das estratégias que objetivam a redução de acidentes de trânsito utilizadas em 2015 estão acertadas. Há, entretanto, uma necessidade ainda maior de sensibilizar os pedestres, pois os atropelamentos causaram 40 % das mortes (12 de 30). O modo de alterar esse contexto é, precipuamente, por meio da conscientização. Esse dado traz para a PRF a percepção de que cada vez mais torna-se imprescindível o contato constante com o cidadão não só através da fiscalização mas também pela educação de trânsito, seja em palestras ou em projetos educativos, como, por exemplo, o "Cinema Rodoviário" e o "Cinto nas estradas", projetos da PRF; bem como o "Café na Passarela", sendo este último um projeto da concessionária Ecocataratas.

Estudos sobre as melhorias necessárias para um trânsito mais seguro nas rodovias federais estão sendo realizados cotidianamente por parte da gestão PRF, conciliando os dados estatísticos de acidentes com os de fiscalização, visando auxiliar os órgãos e entidades responsáveis pela sinalização, engenharia e iluminação das vias e solicitando a estes as alterações cabíveis.

Dessa forma, com o intuito de viabilizar mais informações preventivas para a sociedade, a PRF elenca os dois principais locais de maior número de atropelamentos na região de Foz do Iguaçu, visto ser o município com maior número de acidentes e óbitos da região:

1.km 724 e 725 da BR 277 (nas proximidades da passarela);

2.km 729 e 730 da BR 277 (nas proximidades da aduana Brasil-Paraguai);

Por conta da maior incidência de atropelamentos nos quilômetros acima descritos; é crucial que os motoristas e os pedestres aumentem o nível de atenção nesses pontos, visto que, por serem

locais amplamente utilizados, exigem o exercício da cortesia no convívio social e, logicamente, o respeito às regras de trânsito:

Art. 69 do Código de Trânsito Brasileiro

Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele, observadas as seguintes disposições:

I ? onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;

II ? para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista:

a) onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes;

b) onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos;

III ? nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:

a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;

b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.

Ainda no Código de Trânsito Brasileiro, o §2° do Artigo 29 esclarece:

Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

A PRF mantém-se aberta aos cidadãos que queiram sugerir melhorias no trânsito, seja por meio do número 45-35221328, pessoalmente na Delegacia PRF (Rua da República, 98, Parque Presidente, Delegacia de Polícia Rodoviária Federal ? Foz do Iguaçu/PR CEP.: 85863-400); seja através do e-mail: [email protected].

Assim sendo, implementando as sugestões viáveis na fiscalização ou, caso não seja atribuição desta instituição, como sinalização, engenharia e iluminação; encaminhando-as para os órgãos competentes, a PRF atuará de modo a tornar o trânsito cada vez mais seguro.

Assessoria PRF

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Paraná / Brasil / Mundo