Medianeira inicia participação nas doações de banco de leite Materno de Foz do Iguaçu

Doar Leite Materno é multiplicar vida com esperança

1.325

Publicada 06 de Outubro, 2015 às 11:21

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O título dá nome à campanha nacional de doação de leite materno, que complementa com: É somar saúde com solidariedade. É dividir o alimento mais completo que existe. É diminuir a mortalidade infantil. 

O motivo dessa matéria, além da causa nobre de falar sobre a grande importância de se doar leite materno é uma comemoração. Medianeira acaba de entrar, como doadora, para o banco de leite materno, que fica localizado na cidade de Foz do Iguaçu. 

Após um longo processo de adaptação e adequação a exigência requeridas, o sistema público de saúde de nosso município conseguiu atender as regras e fazer parte desse time. 

A coordenadora é a enfermeira Viviane Cagliari Farias, que além disso, também é coordenadora da Clínica da Mulher e do programa Saúde da Mulher, em todo o município. 

Viviane diz que isso é algo muito importante, as gestantes e recém nascidos de lá precisam, assim como os daqui também precisam. A enfermeira passou por um treinamento, para realização dos procedimentos. 

O banco de leite encaminha os frascos até Medianeira, e a Viviane explica para as doadoras como deve ser feita a coleta. Após esse processo, quando o frasco enche, um veículo vai até a casa da doadora para buscar o leite, e encaminha-lo para o banco de leite em Foz do Iguaçu. 

Por estar no inicio, nossa cidade conta apenas com duas doadoras. Uma dela é a Debora, que diz sentir-se surpresa por ser uma das primeiras doadoras, (ela descobriu que era uma das primeiras na realização dessa matéria). Débora diz se sentir muito feliz por conseguir ter essa oportunidade maravilhosa e poder ajudar esses pequenos anjos que tanto precisam do leite para conseguir viver. Completa dizendo se sentir uma super mulher, porque além de alimentar seu filho, pode distribuir amor para outros bebes. Doar é lindo, diz ela. 

Debora também explica como é o processo de coleta do leite: É bem simples. A recomendação é coloca uma touca e lavar bem as mãos. Primeiro você faz uma massagem ao redor da mama e da aréola. E depois, com a mão forma de ?c? faz o movimento de ordenha. O primeiro jato é desprezado e o resto deve ser colocado em um frasco esterilizado, disponibilizado pela Clínica da Mulher. É preciso bastante dedicação é amor. 

E para as mamães que tem interesse em serem doadoras, Debora deixa um recado:  Mamãe, você que tem essa grande possibilidade de poder amamentar seu filho, olhe para ele e veja como ele está forte, lindo e saudável, é para conseguir ficar assim que alguns bebes estão na UTI esperando por este alimento que é essencial para ele, assim como é para seu filho(a). Quanto mais você tira leite, mais você produzira o mesmo. Não tenha medo de ficar sem. Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. Seja o anjo da guarda de muitos anjinhos, multiplique vidas! Faça o bem sem olhar a quem!

O depoimento da doadora Debora é um exemplo, e para você entender mais sobre o quanto a doação de leite materno, ai vão algumas informações: 

- Você sabia que 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia? 

- Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com o leite materno, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias. Se você está amamentando, procure a Clínica da Mulher (localizada na frente da Polícia Militar) e seja uma doadora. 

- Quem pode doar leite? 

Toma mãe que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Entre em contato com o banco de leite mais próximo de sua e se informe sobre a doação. Você verá que é simples.

- Você sabia que a produção do leite depende do esvaziamento da mama, e quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir? 

- Todo leite doado será analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de sua distribuição. 

- Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente

Para outras informações procure ou ligue para a Clínica da Mulher e fale com a enfermeira Viviane, o telefone para contato é 3264-5747.

Doar leite Materno é um ato de amor que salva vidas. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira