Programa Justiça se aprende na escola leva crianças de escolas municipais até o Fórum

1.396

Publicada 05 de Outubro, 2015 às 15:24

Compartilhar:

Com a necessidade de divulgar noções básicas acerca do funcionamento do Poder Judiciário à população, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná implantou o programa "Justiça se aprende na escola" nas escolas das comarcas do interior do Estado. 

Na tarde desta segunda-feira (05), mais uma visita foi realizada. O programa visa orientar os alunos da rede pública municipal através de palestras e cartilhas, o que acontece antes da visitar no Fórum. Sendo assim, a visita é algo de conhecimento maior, onde os alunos também a oportunidade de tirarem dúvidas e mostrarem o que aprenderam em sala de aula, orientados pelos professores. 

Além de esclarecer as questões sobre cidadania e justiça, o projeto possibilita a pesquisa, leitura, análise e reflexão sobre os deveres dos cidadãos e ética.

Os alunos que participam, são os do 4° ano do ensino fundamental, como agentes multiplicadores de informação a difusão de conhecimentos sobre a justiça e cidadania aos familiares e à comunidade aumenta, além de conscientizar sobre os direitos e deveres e como exercê-los.

O Excelentíssimo Juiz Dr. Renato Henrique Carvalho, é o responsável pelo projeto em Medianeira, e diz que a importância disso é mostrar, principalmente, qual é o papel do poder judiciário, as funções dos órgãos públicos, do ministério público, dos cargos que fazem parte disso, ainda complementa: "Inserir a cidadania nessas crianças desde cedo, o que eles devem procurar, como agir, e conseguirem fazer uma análise críticas sobre as informações que são passar pelos meios de comunicação."

O encerramento do projeto ocorre com a realização de produção cultural. Através de música, dança, desenho, redação, teatro ou até mesmo a realização de um júri simulado, com o objetivo de sintetizar os ensinamentos adquiridos e a experiência vivenciada no projeto. 

O final do projeto acontece com um novo contato, para informar a premiação dos alunos e entrega de certificados de participação das escolas. Cada professor escolherá três trabalhos, que serão avaliados pelos idealizadores do mesmo, e escolherão um vencedor que receberá uma medalha de reconhecimento. As escolas participantes também serão premiadas. 

Redação: Guia Medianeira

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira