Medianeirense ganha bolsa de estudos do Google

6.572

Publicada 29 de Setembro, 2015 às 16:21

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

O medianeirense Leandro Borges dos Santos foi um dos escolhidos pela empresa Google, que financiara o projeto realizado por ele, com orientação da Professora Sandra Maria Aluísio. Atualmente, Leandro faz doutorado na USP ? Universidade de São Paulo.

O interesse da empresa em dar esse incentivo é buscar soluções para problemas reais da internet hoje e descobrir possíveis funcionários para a empresa. 

O Google disponibilizou doze bolsas de estudos, entre mestrandos e doutorandos. Entre eles, estão oito brasileiros, de diversas partes do país. O principal quesito avaliado dos projetos foi o potencial de impacto para a sociedade. 

O nome da pesquisa de Leandro é ?ANAA-Dementia: Aplicação de testes neuropsicológicos automatizados para acompanhamento de cidadãos brasileiros durante o percurso de uma vida?. O objetivo é criar um avaliador neuropsicológico pessoal automatizada e acessível via web, ou a partir de dispositivos móveis, para detectar demências, tais como o Comprometimento Cognitivo Leve, que é considerado o estágio pré-clínico do Alzheimer, quando ainda é reversível.

       Mesmo que você não conheça ninguém com Alzheimer, já deve ter ouvido falar nessa doença. A má notícia é que, com o aumento da expectativa de vida da população, a tendência é que, a cada dia, mais e mais pessoas sejam acometidas pelo Alzheimer ou por outros tipos de síndrome menos conhecidos como o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). 

Diagnosticar essas doenças é um desafio que os profissionais da área médica enfrentam diariamente em todo o mundo. Para isso, eles costumam realizar uma bateria de exames com os pacientes visando identificar as áreas mais afetadas, tais como memória, orientação, linguagem e resolução de problemas. 

Leandro explicou um pouco mais sobre o projeto e de que forma era será realizado: ?É a exploração e desenvolvimento de métodos de alinhamento de palavras com o objetivo de automatizar exames que são aplicados na medicina para a identificação de demências, neste trabalho serão utilizados textos de pacientes com a Doença de Alzheimer, por ser a mais frequente e também Comprometimento Cognitivo Leve que é uma condição pré-clínica para o Alzheimer, mas está condição ainda é possível reverter para o estado normal. Nesses exames são apresentadas narrativas curtas para o paciente, este após a leitura tem que contar o que ele se lembra da narrativa (nessa parte é realizada uma transcrição), e após um especialista analisa de forma manual quais são os trechos da narrativa que o paciente conseguiu se recordar. A pretensão é automatiza essa parte, em que dada uma narrativa original e o reconto produzido pelo paciente, as palavras que são semelhantes ou as que têm um mesmo sentido serão alinhadas, sendo possível saber quanto ele se recorda.?

Quando questionado sobre o sentimento de participar de algo tão grandioso, Leandro diz se sentir gratificado em poder participar de algo que pode ser usado para auxiliar na melhoria de qualidade de vida das pessoas. 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira