Todo mundo comemorando e eu trabalhando

Revista Guia
25 de Dezembro, 2016 1.152

Publicado em: 25/12/2016 às 10:31

Tempo de renovação, união, empatia e partilha. Para muitos as épocas festivas são sinônimo de festa com a família, e também um merecido descanso depois de um longo ano de trabalho. Mas como o mundo precisa continuar girando e algumas profissões são essências para que empecilhos e problemas de última hora sejam resolvidos, muitas pessoas precisam trabalhar e exercer suas funções até mesmo nessas datas comemorativas. 

Sandra é enfermeira e atua em lugares onde o horário é a cerca dos plantões realizados através de escala. “É uma época difícil por não poder estar junto com a família, mas eles entendem a importância do meu trabalho. Quando optamos por enfermagem, sabemos que muitas vezes ficamos impossibilitados de estar presentes nas reuniões de família. Não fico triste porque amo o que faço”, explica a enfermeira. 
Para que o momento de amor e renovação familiar não passe em branco, Sandra e sua família encontraram uma maneira de celebrar mesmo assim: “Sempre fazemos um acordo familiar e combinamos uma data ou horário diferente para possamos nos reunir. Sempre explico para meus filhos, Julia e Miguel, a importância dessas datas, a união da família e também do meu trabalho, para que possam entender a minha ausência”. 

E no trabalho a equipe sempre combina os detalhes, para que a data não passe em branco, eles comemoram entre si: “Providenciamos alguma decoração, deixando o ambiente mais harmonioso, e fazermos nossa comemoração e com isso envolvemos os pacientes, para celebrar o melhor do natal”. 

A preocupação com a equipe também acontece na empresa de monitoramento Inviolável. Luis Carlos, proprietário da empresa, conta que há oito anos sempre presa por presentear seus colaboradores que estão de serviço em datas comemorativas: “No ramo de monitoramento precisamos estar atentos 24 horas. Aqui na Inviolável nosso método de trabalho é que o colaborador trabalhe 12 horas seguidas e folgue 36 horas”. 

Além da preocupação com a possibilidade de poder aproveitar, uma regra é seguida pela empresa de Luis: “ Nossa escala é bem justa, quem trabalha no natal não trabalha no ano novo”. 

Na Inviolável também existe a preocupação de deixar o ambiente com um ar um pouco mais festivo: “Para os profissionais que ficam de plantão nas datas festivas, a gente sempre procura trazer um chocolate, fazer uma confraternização, para que a importância da época do ano seja sempre lembrada”, completa Luis. 

Além destas profissões muitas outras exigem que seus colaboradores passem as datas festivas do final do ano longe de suas famílias. Mas com um pouco de organização, amor no coração e a família reunida sempre pode haver um jeito de deixar esses dias melhores. 

Então, se nesses dias você precisar de produtos e serviços, lembre-se que os profissionais que irão lhe atender estão longe da família para honrar com seus compromissos, dê um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo e você, com certeza, fará o dia dele melhor.

Revista Guia 
Envie suas fotos ou notícias para o Guia! 045 8422 1348