O poder da clara do ovo (e da gema também!)

6.213

Publicada 28 de Novembro, 2017 às 10:31

Compartilhar:
>> publicidade : ver novamente <<

As claras têm se tornado protagonistas na alimentação de muitas pessoas principalmente entre as que freqüentam academias em busca de ganho de massa muscular. Se você está a procura desse objetivo, ou simplesmente adora ovos, esse texto é para você!A clara de ovo é fonte de proteína, a albumina, que contém aminoácidos muito importantes para o corpo. Essas substâncias são responsáveis por ajudar na reconstrução muscular após treinos intensos, daí a sua fama. Embora a albumina seja produzida naturalmente pelo nosso corpo, a sua suplementação é muito comum e barata, já que está disponível em alimentos acessíveis como os ovos e o leite. A clara possui 20% de proteína do ovo, o que é um valor realmente alto, além disso, quando consumimos a proteína temos uma saciedade maior, porque não alteramos a glicemia e é aí que está um dos segredos da clara.

Mas e a gema?
Embora a clara tenha ganhado os holofotes da mídia e seus benefícios despertem a atenção das pessoas, as gemas são muito nutritivas e também têm sua importância. A gema possui vários antioxidantes, é uma excelente fonte de vitamina D e tem bastante ômega-3, que ajuda em doenças cardiovasculares. A gema também contribui para uma boa visão e melhora a imunidade. Ela também é ótima pra quem quer ter cabelos bonitos e resistentes e deseja ter unhas fortes.

Desperdício, não!                                                                                                                        Se mesmo com todos esses benefícios você optar por consumir somente as claras, se ligue nas dicas para evitar o desperdício do alimento:

Dica 1: compre claras pasteurizadas em caixinha , elas são seguras e práticas! Algumas opções são a Fleischeggs e a Maxxi Ovos, por exemplo.

Dica 2: aproveite as gemas em outras receitas. Você pode fazer um mexido com a gema e vegetais, por exemplo, ou usar em massas, sopas, patês? Enfim, use a criatividade!.                                        
Dica 3: Congele as gemas em formas de gelo, para serem utilizadas em receitas futuras, não esquecendo de adicionar um pouquinho de sal em cada gema separada.

Quantidade diária de consumo
Vai depender da individualização para cada pessoa. Apenas evite consumir as claras cruas. Quando você come o alimento cru, está se arriscando a contrair salmonella, um tipo de bactéria perigosa e responsável por intoxicação alimentar.E sempre, consulte um nutricionista para que você tenha uma dieta segura e bem balanceada. 

 
Dra Kelen Nadaleti

CRN 4309

Nutricionista Funcional e Estética Graduanda em Nutrição Esportiva e Fitoterapia

Guia Empresarial

Lista telefônica empresarial

Dom Basto Barbearia

(45) 9992-63558

(45) 99926-3558

Av. Soledade, 2250 Sala 03

Mecânica Freitas

(45) 3264-2495

(45) 99993-7699

Av. 24 de Outubro, 4871